In

Combatendo Toda Forma de Idolatria. Josué.7






A igreja é o arraial de Deus. Onde Deus ainda anda! Não se engane, todo pecado é um pecado contra a igreja.

a - A COBIÇA É UMA FORMA DE IDOLATRIA. Col.3.5

I. ACÃ ERA UM HOMEM DESOBEDIENTE. (Desobediência consiste em se apegar naquilo que Deus condenou). “Tão somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais”. Jz.6.18

II. A DESOBEDIÊNCIA INDIVIDUAL PODE SE TRANSFORMAR NUM PECADO COLETIVO.
Quando se fala em Israel estamos diante da unidade social e espiritual de um povo. Quando se fala da igreja estamos diante de uma unidade comunitária e espiritual daqueles que creram em Cristo.

III. A DESOBEDIÊNCIA AFASTA A PRESENÇA ABENÇOADORA DE DEUS.
Durante a investida contra a cidade de Ai a Arca estava no acampamento, porém a presença abençoadora de Deus, não. O Senhor mesmo disse: “Já não serei convosco” (v.12). A desobediência afasta, repele a presença de Deus da vivência comunitária da fé. Diante desse quadro podemos estipular o porquê da derrota na vida de muitos.

IV. A DESOBEDIÊNCIA LEVA À DERROTA DIANTE DO INIMIGO.
As lutas de Israel se davam em dois planos: o plano físico e o espiritual. Com o cristão também é assim. Nós corremos e lutamos para que as coisas avancem em nossa vida, mas se Deus não nos der a vitória espiritual, nosso avanço jamais será pleno.

b - DEUS NÃO TOLERARÁ NENHUMA FORMA DE IDOLATRIA.

1) Ele advertia frequentemente contra ela no Antigo Testamento. Nos dez mandamentos, os dois primeiros mandamentos são contrários diretamente à adoração a qualquer deus que não seja o Senhor Deus de Israel (ver Êx 20.3,4).

2) O Novo Testamento também adverte todos os crentes contra a idolatria.

3) A idolatria manifesta-se de várias formas hoje em dia. Aparece abertamente nas falsas religiões mundiais, bem como na feitiçaria, no satanismo e noutras formas de ocultismo. A idolatria está presente sempre que as pessoas dão lugar à cobiça e ao materialismo, ao invés de confiarem em Deus somente. Finalmente, ela ocorre dentro da igreja, quando seus membros acreditam que, a um só tempo, poderão servir a Deus, desfrutar da experiência da salvação e as bênçãos divinas, e também participar das práticas imorais e ímpias do mundo.

A três tipos de idolatria e todas mencionadas na Bíblia:
1ª. Idolatria por pessoas I Co. 1: 10 – 13; Atos 14: 8 – 15.
2ª. Idolatria por dinheiro Cl. 3: 5.
3ª. Idolatria por ídolos (deuses) Lv. 26: 1.

 c - O PERIGO DO PECADO ESCONDIDO.

Muitas pessoas pensam que o pecado oculto não prejudica ninguém. Pense sobre algumas consequências do pecado oculto:
• O pecado escondido tormenta a consciência. A criança com a consciência pesada treme quando os pais a chamam.
• O pecado oculto pode trazer consequências terríveis. Por causa do pecado de Acã, 36 famílias enterraram seus filhos, pais e maridos. O povo foi envergonhado, perdendo uma batalha para um inimigo fraco.
• A iniquidade escondida destrói o espírito. Quando deixamos os desejos da carne dominar as nossas vidas, estamos destruindo a própria espiritualidade.
A bíblia diz que Raquel furtou os ídolos de seu pai. Gen.31.19
A idolatria como herança familiar torna uma casa perturbada.

Jacó só habitou em Betel (Casa de Deus), após remover do meio de sua família todos os deuses e seus amuletos que eram usados como brincos e pulseiras. Gen.35
Mica e seu Sacerdote Particular. Jz.17

d - O FASCÍNIO DA IDOLATRIA.

Por que a idolatria era tão fascinante aos israelitas? Há vários fatores implícitos.

1) As nações pagãs que circundavam Israel criam que a adoração a vários deuses era superior à adoração a um único Deus. 2) Os deuses pagãos das nações vizinhas de Israel não requeriam o tipo de obediência que o Deus de Israel requeria.

e - A REAL NATUREZA DA IDOLATRIA.

Não se pode compreender a atração que exercia a idolatria sobre o povo, a menos que compreendamos sua verdadeira natureza.
1) A Bíblia deixa claro que o ídolo em si, nada é (Jr 2.11; 16.20). O ídolo é meramente um pedaço de madeira ou de pedra, esculpido por mãos humanas, que nenhum poder tem em si mesmo.

2) Por trás de toda idolatria, há demônios, que são seres sobrenaturais controlados pelo diabo.

3) A correlação entre a idolatria e os demônios vê-se mais claramente quando percebemos a estreita vinculação entre as práticas religiosas pagãs e o espiritismo, a magia negra, a leitura da sorte, a feitiçaria, a bruxaria, a necromancia e coisas semelhantes. Segundo as Escrituras, todas essas práticas ocultistas envolvem submissão e culto aos demônios.

Conclusão: Não existe relação entre Deus e as imagens. A adoração a imagem é um pecado contra Deus, contra a Sua Palavra. Portanto aqueles que adoram imagens não têm comunhão com o verdadeiro Deus.



Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.