In

Amaleque Peleja Contra Israel.Êx.17.8-16


Quem representa hoje Amalaque e Israel? Quem são estes dois povos e porque esta batalha ainda continua e vai continuar até a volta de Jesus?


Amaleque Significa: “Povo que lambe/povo que suga”


Quem eram/são: Os amalequistas sempre foram opressores de Israel.


Israel significa: “Que reina com Deus” Quem eram/são: A igreja de Jesus é o Israel de Deus.

Relação entre Vale X Monte

I – No Vale

Lá em baixo estavam Amalaque (que representa satanás) e Israel (que representa a igreja de Deus) lutando.

a) No vale eu posso elevar meus olhos a Deus.Sl.121
b) No vale se conquistam grandes vitórias. Davi e Golias.1ºSm.17

II – No Monte

Lá em cima do cume (que representa nos lugares celestiais) estavam Moisés, Arão e Hur.


a) Do alto tudo é pequeno, inclusive os problemas.
b) O alto é a habitação de Deus, e que está no alto esta seguro.
c) Quem coloca o crente em lugares altos é o Senhor.

V.11 - E acontecia que quando Moisés levantava suas mãos, Israel prevalecia, mas quando as abaixava, perdia, pois as mãos de Moisés eram pesadas.

V.12 - Então Arão e Hur colocaram uma pedra debaixo dele para que ele assenta-se e seguraram suas mãos firme até o por do sol. V.13 - Assim Josué venceu Amaleque a fio de espada!


Antes da graça de Jesus, tudo era feito na luta armada, na briga, na espada, no derramamento de sangue.

Mas hoje contra o que lutamos e como devemos lutar?

Ef. 6.10-19. No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; E calçados os pés na preparação do evangelho da paz; Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, E por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho.


1 - Moisés no cume do monte representa. Lutas nos lugares celestiais.


Col.2.15 E foi na cruz que Cristo se livrou do poder dos governos e das autoridades espirituais. Ele humilhou esses poderes publicamente, levando-os prisioneiros no seu desfile de vitória. NTLH

2ªCo.10.3-4 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas.

Ef. 6.12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

2 - Não podemos lutar sozinhos.


Is.35.4 Digam aos desanimados: “Não tenham medo; animem-se, pois o nosso Deus está aqui. Ele vem para nos salvar, ele vem para castigar os nossos inimigos”.

Is.41.6 Um ao outro ajudou, e ao seu irmão disse: Esforça-te.

3 - Mãos erguidas representam rendição (dependência de Deus).


Foi no deserto onde Deus mais manifestou sua Glória.

4 - Vara na mão representa a Palavra de Deus.


Sl. 119.11,97,105. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti. 97 Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. 105 Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

5 - Jesus é a nossa Rocha de Descanso


Mt.16.18 “e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. Sl.31.3 Sim, tu és a minha rocha e a minha fortaleza. Sl.61.2-3 põe-me à salvo na rocha mais alta do que eu. Pois tu tens sido o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.

6 - Hur não é mais mencionado na Bíblia, Hur representa a ajuda divina.

1ºSm.7.12 Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: "Até aqui o Senhor nos ajudou".

Conclusão:


Em Cristo já somos mais que vencedores. Em Cristo temos a certeza de nossa morada nos céus. Jesus já derrotou o diabo na Cruz. (Col.1:13) - "Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor,". O cristão que conhece sua posição em Cristo Jesus sabe que o diabo não tem mais poder sobre ele, sabe também que não pode atribuir a ele os acontecimentos negativos ou fracassos da vida, porque é nascido de Deus. (1ª Jo. 5:18) - "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes, Aquele que nasceu de Deus o guarda, e o Maligno não lhe toca."

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.