In

RETIRANDO A AFRONTA. 1º Sm.17.32-47











a) FAMA E CORAGEM PRECEDEM A VITÓRIA. (referência é tudo) 1ºSm.16.18. Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.

b) NÃO ENTRE NUMA LUTA SEM ANTES SE PREPARAR PARA VENCER.
1º Sm.17.34-37. Então disse Davi a Saul: Teu servo apascentava as ovelhas de seu pai; e quando vinha um leão e um urso, e tomava uma ovelha do rebanho, Eu saia após ele e o feria, e livrava-a da sua boca; e, quando ele se levantava contra mim, lançava-lhe mão da barba, e o feria e o matava. Assim feria o teu servo o leão, como o urso; assim será este incircunciso filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão, e das do urso; ele me livrará da mão deste filisteu. Então disse Saul a Davi: Vai, e o SENHOR seja contigo.

c) A VIDA É UMA SUCESSÃO DE BATALHAS. 2º Sm.21.15-16,22 Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou. E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi. Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos.

d) TODA VITÓRIA TRAZ EM SI O PESO DA PERSEGUIÇÃO E INVEJA.
1º Sm.17.57-58. Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu, Abner o tomou consigo, e o trouxe à presença de Saul, trazendo ele na mão a cabeça do filisteu. E disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita. 1º Sm.18.8. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?

e) AQUELE QUE MILITA NAS COISAS DE DEUS NÃO SE EMBARAÇA COM AS COISAS DESTE MUNDO. 2ª Tm. 2.3-4. Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

f) SER VITORIOSO É SABER DAR A DEVIDA HONRA A DEUS.

1) O exército era de Saul. Não do Senhor. A rejeição de Israel por Deus lhe trouxera aquela grande adversidade. 1ºSm. 8.18
2) Os soldados lutavam por Saul. Davi lutava por Deus.
3) Os soldados temiam o que viam (gigante); Davi confiava na grandeza de Deus. Sl.121

I – DERROTA NÃO É COISA DE CRISTÃO.

Enquanto este gigante não cair, não diga vai tudo bem.

1) Tem vaga no exercito de Deus nesta noite.
2) Se você não vai, deixa-me passar eu quero ir.
3) Deus só usa o homem com aquilo que ele tem. (Davi tinha uma funda) Jz.20.6. Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.

A funda era uma arma de luta diária.

II – AQUELES QUE NÃO VÃO ESTÃO DESQUALIFICADO PARA DAR PALPITE.

1) Sabe por que a roupa de Saul não deu em Davi? Roupa de desviado não dá em crente salvo.
2) Você é instrumento de Deus e não manequim de satanás.

III – OS INSTRUMENTOS PARA ESTA PELEJA QUEM TE DÁ É DEUS.

Cinco pedras: Is.9.6, Jesus o escolhido entre milhares.
Jordão: Salvação, conquista, divisor de águas. Js.4.9

IV – PREPARE-SE PARA A PELEJA.

Golias afrontou o povo por quarenta dias.
Golias pesava aprox. 250 kg; tinha uma couraça de 60 kg; um capacete de 5kg; uma lança de 12kg; um escudo de 30kg; e uma espada de 25kg. (um verdadeiro tanque de guerra).

Davi, uma funda e cinco pedras.
Funda: Deus Pai; Pedra: Deus filho; o Espírito Santo: direcionando e dando velocidade a pedra. Gn.3.15 E o descendente da mulher lhe ferirá a cabeça.

Conclusão:
Igreja, cadê o gigante? (caiu)


Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.