In

A ABUNDÂNCIA DE DEUS PARA NOSSA VIDA.






Jl.2:12-19."Agora, porém", declara o Senhor, "voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto. " Rasguem o coração, e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, para o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se, e não envia a desgraça. Talvez ele volte atrás, arrependa-se, e ao passar deixe uma bênção. Assim vocês poderão fazer ofertas de cereal e ofertas derramadas para o Senhor, o seu Deus. Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam o povo, consagrem a assembléia; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, aquelas que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos.
Que os sacerdotes, que ministram perante o Senhor, chorem entre o pórtico do templo e o altar, orando: "Poupa o teu povo, Senhor. Não faças da tua herança motivo de zombaria e de piada entre as nações. Porque se haveria de dizer entre os povos: ‘Onde está o Deus deles? ’ " Então o Senhor mostrou zelo por sua terra e teve piedade do seu povo. O Senhor respondeu ao seu povo: "Estou lhes enviando trigo, vinho novo e azeite, o suficiente para satisfazê-los plenamente; nunca mais farei de vocês motivo de zombaria para as nações.


"Estou lhes enviando TRIGO, VINHO NOVO e AZEITE, o suficiente para satisfazê-los plenamente; nunca mais farei de vocês motivo de zombaria para as nações”.

O trigo, o mosto e o óleo, têm um grande significado para a igreja. Servem-nos de promessa de que poderemos ter uma vida abundante, alegre e consagrada.


Joel tem sido chamado de “o profeta do avivamento”. Ele compreendeu que o arrependimento sincero é a base da verdadeira espiritualidade. Quando o profeta Joel pregou suas mensagens, a situação econômica era desesperadora, em razão de um ataque de gafanhotos sem igual.


                I – VIVENDO UMA VIDA ABUNDANTE E NÃO DESFRUTANDO. 


O judeu tinha o costume, em momentos de profunda indignação, tristeza ou desespero, de rasgar as vestes explicitando assim seus sentimentos com relação ao fato que lhe causava emoção. Em hebraico “rasgar” é “qara” traz a idéia de partir ao meio, dilacerar; e a palavra “coração” é “lebab” que traz o entendimento de homem interior, mente, vontade, coração, alma, inteligência.


O que Deus quer dizer com “rasgai o vosso coração” é “quebrem, despedacem essa intenção maligna que existe dentro de vocês e voltem-se para mim”. Enfim, Deus está falando de conversão pura e simples, mudança de rumos a partir do coração, de dentro pra fora.
Muitos querem uma vida abundante, realizações e não entendem que a maior realização na vida do crente é a dedicação e o cuidado da obra de Deus. Sendo cada igreja uma agência do Reino do Céus. A falta desta visão revela a dureza dos corações cerrando os céus sob estes.


Ageu 1:2-11 "Assim diz o Senhor dos Exércitos: Este povo afirma: ‘Ainda não chegou o tempo de reconstruir a casa do Senhor’ ". Por isso, a palavra do Senhor veio novamente por meio do profeta Ageu: "Acaso é tempo de vocês morarem em casas de fino acabamento, enquanto a minha casa continua destruída? " Agora, assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram. Vocês têm plantado muito, e colhido pouco. Vocês comem, mas não se fartam. Bebem, mas não se satisfazem. Vestem-se, mas não se aquecem. Aquele que recebe salário, recebe-o para colocá-lo numa bolsa furada". Assim diz o Senhor dos Exércitos: "Vejam aonde os seus caminhos os levaram! Subam o monte para trazer madeira. Construam o templo, para que eu me alegre e nele seja glorificado", diz o Senhor. "Vocês esperavam muito, mas, para surpresa de vocês, acabou sendo pouco. E o que vocês trouxeram para casa eu dissipei com um sopro. E por que fiz isso? ", pergunta o Senhor dos Exércitos. "Por causa do meu templo, que ainda está destruído, enquanto cada um de vocês se ocupa com a sua própria casa. Por isso, por causa de vocês, o céu reteu o orvalho e a terra deixou de dar o seu fruto. Provoquei uma seca nos campos e nos montes, que atingiu o trigo, o vinho, o azeite e tudo mais que a terra produz, e também os homens e o gado. O trabalho das mãos de vocês foi prejudicado".

                     II - OS QUATROS TIPOS DE GAFANHOTOS.


1º O GAFANHOTO CORTADOR (lagarta), O gafanhoto CORTADOR mora na lavoura e o agricultor fica desesperado tentando, expulsá-lo. mas é tudo em vão. A casa do CORTADOR É A LAVOURA. 

2º O GAFANHOTO MIGRADOR (locusta) O gafanhoto MIGRADOR é um tipo diferente de gafanhoto, ele já não mora na lavoura, mas voa em bandos, de lugar para lugar, agindo de surpresa, comendo tudo. 


3º O GAFANHOTO DEVORADOR (gafanhoto) O gafanhoto DEVORADOR, já é um tipo mais violento; quando ele chega na lavoura, o agricultor já nãopode mais vender o fruto (produto), porque já está tudo arrebentado, se sobra alguma coisa é de muito pouco valor para vender; este gafanhoto tem o poder de levar o agricultor à falência. 


4º O GAFANHOTO DESTRUIDOR (pulgão) O gafanhoto DESTRUIDOR é o bando que possui maior poder de extermínio, quando ele chega na lavoura ele arrasa cem por cento. Este gafanhoto não age apenas na lavoura, mas, também no agricultor, na sua casa, destruindo tudo o que pode, até provocando desastres terríveis.


II Cron. 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

                          III – TRIGO SIGNIFICA O SUSTENTO.


Deus supre o seu povo em pelo menos em duas áreas.


1.1 No que for necessário para sua sobrevivência. Sl. 37:25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.


1.2 No que for necessário à vida espiritual. Sl.119: 116,117.Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças. Ampara-me, e estarei seguro; sempre estarei atento aos teus decretos.


     IV - O MOSTO É O VINHO EM FASE DE FERMENTAÇÃO. SIGNIFICA A ALEGRIA DO POVO DE DEUS.


2.1 A alegria que vem de deus é sobrenatural. Sl.4:7 Encheste o meu coração de alegria, alegria maior do que a daqueles que têm fartura de trigo e de vinho.


2.2 A Alegria que vem de Deus não depende das circintâncias. Jo.16:33


2.3 Porque o senhor nos fez grandes coisas. Sl.126:3 Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres.


2.4 Porque somos povo de Deus. Sl.10:1-5 Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra!
Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres.
Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Entrem por suas portas com ações de graças, e em seus átrios, com louvor; dêem-lhe graças e bendigam o seu nome. Pois o Senhor é bom e o seu amor leal é eterno; a sua fidelidade permanece por todas as gerações.



2.5 Porque o nosso nome consta no livro da vida. Lc. 10:20


                  VI – O ÓLEO SIGNIFICA A UNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO.

4.1 Para converter o perdido.
JO.16:8 Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. 


4.2 Dando Poder a Igreja. Lc.10:19 Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.


4.3 Dando Dons Espirituais. Hb. 2:4 Testificando também Deus com eles, por sinais, e milagres, e várias maravilhas e dons do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade?
4.4 Desfazendo os laços do diabo. Is.45:2Eu irei adiante de você e aplainarei montes; derrubarei portas de bronze e romperei trancas de ferro.

CONCLUSÃO: 

A abundância na vida do crente passa pela conscientização do seu papel na agência do Reino de Deus, que só pode ser compreendido por uma real conversão. Sendo os Céus sua fonte inesgotável de alegria.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.