In

Discernindo entre a mão esquerda e a direita.




Jn.4.11 E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?
A vida do profeta Jonas não poderia ser escrita sem Deus. Sem Deus sua vida é uma página em branco.
O livro de Jonas é um livro sobre a vontade de Deus e como reagimos a ela.
Jonas, um profeta sem testemunho.


Um homem rebelde fugindo da presença de Deus trazendo maldições sobre outros.
• O POVO DE DEUS FOI CHAMADO PARA SER BENÇÃO, MAS TODAS AS VEZES QUE ESTE SE DESVIA DA VONTADE DE DEUS TORNAR-SE MALDIÇÃO PARA AQUELES QUE ESTÃO PERTO.

1- JONAS, O REBELDE.

Jonas Deixou de orar, deixou de ouvir a voz de Deus, e quis seguir seu próprio caminho.
• NÃO TEM PRA ONDE CORRER OU VOCÊ OBEDECE E MUDA DE VIDA, OU PERMACE NA DESOBEDIENCIA E PAGA O PREÇO DA DESOBEDIENCIA.
“Deus não permiti que seus filhos sejam bem-sucedidos em pecar”.
• REBELAR-SE CONTRA DEUS É PEDIR A SUA AÇÃO DISCIPLINADORA SOBRE NÓS.

“se não basta-se morrer afogado, agora seria devorado por um peixe.”
2- JONAS OROU! Jn.2.1 “não basta orar na aflição. E preciso orar com afeição”.
Fazer a vontade de Deus não deve ser algo pesado para ninguém. Porém, muitos só se lembram disto diante da adversidade.
A queda de Jonas é uma ilustração para que sempre possamos nos lembrar dos caídos.
• NÃO FORA OS MARINHOS QUE ATIRAM JONAS AO MAR, FOI O SENHOR.
Mq.7.6-9. Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa. Eu, porém, olharei para o SENHOR; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. O inimiga minha, não te alegres a meu respeito; ainda que eu tenha caído, levantar-me-ei; se morar nas trevas, o SENHOR será a minha luz. Sofrerei a ira do SENHOR, porque pequei contra ele, até que julgue a minha causa, e execute o meu direito; ele me tirará para a luz, e eu verei a sua justiça.
3- JONAS, O PROFETA ARREPENDIDO.
Jonas retirou os ídolos de sua vida. “Ídolos são tudo aquilo que nos afasta de Deus”.
Uma vida vitoriosa e marcada por recomeços. Não interessa saber a posição geografia onde o peixe vomitou a Jonas. Deus estava lá! E ambos conversaram de novo.

Jn.3.1 “E veio a palavra do SENHOR segunda vez a Jonas, dizendo”:
Quando caímos o que o inimigo quer e que acreditemos que acabou. Que nosso ministério chegou ao fim.
Deus restaurou a Abraão quando este desceu ao Egito.

Deus restaurou a Moisés quando este matou um homem.
Deus restaurou a Pedro depois de ter lhe negado três vezes.
• EM SUA GRAÇA DEUS PERDOA NOSSOS PECADOS, MAS EM SUA JUSTIÇA, ELE PERMITE COLHERMOS OS FRUTOS DAQUILO QUE SEMEAMOS.
4- A MENSAGEM DE DEUS CONFRONTA O PECADO E MUDA A HISTÓRIA DO PECADOR.
Deus não se arrepende. Ele se compadece. Deus se compadeceu do povo, e mudou o curso da história.

Jn.3:10 E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez
Lc. 10:13 Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.
Mt. 12:39 Mas ele lhes respondeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas;
Mc.8:12 E, suspirando profundamente em seu espírito, disse: Por que pede esta geração um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se dará sinal algum.
• O SINAL QUE VOCÊ PRECISA DE DEUS HOJE SE CHAMA EVANGELHO.
A contentação de Jonas era seu ministério. Sua realização era em habitar junto do seu povo, e sua satisfação era em acreditar que Deus destruiria seus inimigos.
A sua contentação, realização e satisfação podem mudar num só dia!

Conclusão:
DEUS MUDA O RUMO DA HISTÓRIA!
A contentação do crente é o bem comum do povo. Rom.12:15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;


Nossa realização é o sucesso da pregação do evangelho. Jo.9:4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

E minha satisfação é: Sl.73:27 Pois eis que os que se alongam de ti, perecerão; tu tens destruído todos aqueles que se desviam de ti.
Pr Rubens Bastos

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.