In

O Perigo da Perda da Visão Focada em Jesus






TEXTO BÍBLICO:

Heb.12.1-2. Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

PALAVRA INTRODUTÓRIA.
A lição que será abordada ensina acerca da importância de o crente ter seus olhos fixos em Jesus, o autor e consumador da fé.

1 - AVISÃO FOCADA EM JESUS. Olhar para Jesus é contemplá-lo nas Escrituras; e, assim, reconhecermos as suas obras, observando o que Ele promete e também o que Ele pede de nós.

1.1 UMA NUVEM DE TESTEMUNHAS. O que o autor do livro aos Hebreus quis nos ensinar quando afirmou estar ao nosso redor um grande número de testemunhas? (heb.12.1). Não significa tratar- se de expectadores olhando para nossa caminhada, mas sim pessoas que se tornaram testemunhas da fé. A galeria dos heróis da fé são o testemunho de Deus pra nós através da vida de pessoas normais, que com suas deficiências alcançaram testemunho.

1.2 O FRACASSO DOS QUE NÃO ENXERGAM. Quando os doze príncipes de Israel foram espiar a terra prometida, dez deles esqueceram os grandes e poderosos livramentos do Senhor. (Num.13.33). Quem não confia em Deus não consegue triunfar sobra as dificuldades da vida.

1.3 QUANDO OLHO PARA JESUS, DEIXO DE LADO OS EMBRARAÇOS. (Não é pecado, e sim, a perturbação causada pela ansiedade, e esta não é uma virtude cristã). Em Lc. 14.15-24. Três homens foram convidados para participarem de uma grande ceia oferecida pelo seu Senhor, mas faltaram.

1.4 QUANDO OLHO PARA JESUS, ABANDONO O PECADO. Olhar para Jesus significa acertar o alvo, traçado por Deus, obedecendo a Deus e sua Palavra.

2 - SOBREVIVENDO NO DESERTO. (Nm.20.21;21.4). A caminhada dos Israelitas é um tipo, um retrato de nossa caminhada para a conquista da Canaã Celestial.

2.1 A IMPACIÊNCIA DE UM POVO. Já próximos de conquistarem a Terra de Canaã, tendo peregrinado no deserto por quarenta anos. O povo começou a desviar seus olhos das promessas de Deus.

2.2 JUÍZO E CORREÇÃO DE DEUS. (Nm.21.6) Deus enviou serpentes para disciplinar o povo. Diferença entre castigo X Punição. No castigo, Deus visa a correção, isto é, não é uma punição. Na punição, repousa o juízo divino que se dá após várias tentativas de correção.

2.3 OPORTUNIDADE DE LIBERTAÇÃO. Então Moisés orou pelo povo. (Nm.21.7b)

3 - OLHANDO PARA JESUS. A serpente levantada do deserto apontava para Jesus. Quando olho para Jesus com fé, entendo o que Deus pensa sobre o pecado. Jesus foi levantado no madeiro levando consigo as nossas dores. (Is.53.4; Jo.3.14-15). Deus não removeu o pecado, mas providenciou o remédio.

4 - A CARREIRA E O ALVO. Nenhum atleta corre em vão. Todos tem um alvo definido. (Gl.2.2); nesta corrida que nos está proposta não pode se queimar etapas.
Ilustração: Olimpíadas de 1984. Gabrielle Andresen Cruzou a linha de chegada após correr 42 km e na reta final ficar com parte de seu corpo paralisado. Carreira são as etapas da vida cristã, que requerer do crente um preparo constante e adequado. Para tal e necessário se alimentar da Palavra de Deus, (Sl.119.11). Vencer a rotina da carreira, pois esta nos furta o objetivo de nossas conquistas. E, vencer nossos adversários. (2ª Pe. 1.10). Somente através da visão em Deus, que é o nosso alvo, podemos correr com paciência a carreira que nos está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da nossa fé. Alcançaremos a vitoria.

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.