In
A Mulher Samaritana. Jo.4.1-26.
Posted on sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
O Texto a seguir é um retrato da verdade anunciada por Jesus, e a superficialidade da religião.
A Religião é um produto da mente humana, e as denominações evangélicas também o são. E, aquilo que do homem vem, com o homem se parece.
O Evangelho anunciado por Jesus, límpido e cristalino como a água é suficiente para mudar a história de vida de qualquer ser humano. Sem necessitar de qualquer mãozinha para o executar.
V.4- o fato de passar pela Samaria, não é um incidente isolado, circunstancial. Jesus precisava passava por lá, para mostrar àquela gente, o caminho da salvação, a misericórdia de Deus e a eqüidade do Reino.
V.7- Dar um pouco de água, era um gesto fraterno de hospitalidade. O dom de Deus é manifesto de acordo com o coração do homem.
V.8- Jesus precisava usar uma forma de abordagem mais eficaz. Para isso valeu-se dos elementos a seu dispor: o calor, o poço e a mulher com a vasilha.
V.10- O DOM DE DEUS. Referia-se às coisas espirituais e a mulher ficara presa aos aspectos materiais da água do poço de Jacó. Para a samaritana, naquele momento, água viva nada mais era que uma vasilha cheia de água fresca.
Jesus, através de palavras bem colocadas, começa a delinear o caminho da salvação:
a) quem beber a água... (a salvação)
b) que eu lhe der... (Jesus o único caminho da salvação)
c) não terá sede... ( de justiça, verdade e amor) Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38
Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes. Isaías 44:3
d) fonte que jorra... (o termo da vida humana é a eternidade)
e) para a vida eterna... (conhecer a Deus para viver na sua verdade)
V.11- 14. Presa a aspectos culturais, sociais e de costumes, a pessoa humana mesmo no limiar do sobrenatural, demora a enxergar algo que está ali, bem grande, à sua frente.
V.15- Começa agora uma troca. É a troca da água de Jacó, insuficiente (o Antigo Testamento), a religiosidade, o ritualismo, pela água de Jesus, abundante, (o Novo Testamento).
V.16-18. Uma nova vida começa pelo arrependimento.
V.19-21. O arrependimento produz o avivamento. “Vejo que és profeta”.
O CONHECIMENTO É CRESCENTE, PROGRESSIVO E CONSISTENTE:
judeu; maior que Jacó; profeta; Messias; Salvador.
V.22-24. Trata-se da grande lição do cristianismo universal, que não mais ficará restrito a lugares de culto.
V.26- Sou EU quem falo contigo. (Jesus o verbo encarnado, o Deus Emanuel)
A Mulher Samaritana. Jo.4.1-26.
Pr. Rubens Bastos
dezembro 24, 2010
Pr. Rubens Bastos
Integer sodales turpis id sapien bibendum, ac tempor quam dignissim. Mauris feugiat lobortis dignissim. Aliquam facilisis, velit sit amet sagittis laoreet, urna risus porta nisi, nec fringilla diam leo quis purus.
Related Articles
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.