In
FALSAS DOUTRINAS
Posted on terça-feira, 7 de dezembro de 2010
TEXTO BÍBLICO:
Apoc. 2.12-16 E ao anjo (1.20) da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e se prostituíssem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
PALAVRA INTRODUTÓRIA.
Nesta lição, abordaremos o perigo das falsas doutrinas, as quais, se não forem repelidas da igreja, levarão, certamente, o povo à desobediência e ao pecado.
1 – FALSAS DOUTRINAS NA IGREJA. Pérgamo era uma cidade rica, com grande acervo cultural e religioso. Ali, foram construídos templos pagãos e suntuosos. Em razão dessa influência pagã, Jesus denominou o local de trono de satanás. (2.13)
1.1 A DOUTRINA DE BALAÃO. Balaão foi aquele misterioso profeta mercenário que apareceu na história de Israel. (Nm.22.23,24; 31.8,15,16).
Tudo o que leva o povo pra longe de Deus é doutrina de balaão.
2 – DIFERENÇA ENTRE DOUTRINA E COSTUMES. a) Bons costumes são regras que conhecemos e, ao praticá-las, podemos viver melhor como cristãos. (1ªCo.15.33) Porém, todo costume, mesmo sendo muito bom, não tem a RELEVÂNCIA e a APLICAÇÃO de uma doutrina. b) Doutrinas são baseadas num conjunto de princípios bíblicos, estabelecidos por Deus EXCLUSIVAMENTE EM SUA PALAVRA.
• O costume é passageiro, a doutrina permanece firme.
• O costume muda, a doutrina permanece inalterável.
• O costume funciona no sentido de perpetuar a vontade humana.
• Os costumes não devem ser contados como elementos que garantem a salvação.
3 – O PERIGO DAS FALSAS DOUTRINAS. Quando se trata de falsas doutrinas, temos que ser inflexíveis e repudiá-las. O erro doutrinário afasta o homem do conhecimento de Deus.
• Falsas doutrinas são comparadas a ventos sem direção. (Ef.4.14a)
• São fraudulentas e são idealizadas com o objetivo de receber recursos financeiros. Sem nenhum fundamento da Palavra de Deus. (Mt.10.8b)
• Tem como pai o diabo. Pois, trata-se de um ensino mentiroso. (1ªJo.2.21; 1ªTm.4.1)
4 - A BÍBLIA – ESPADA AFIADA CONTRA HERESIAS. A ação mais eficaz para se identificar e rejeitar uma falsa doutrina e confrontá-la com a Palavra de Deus.
A igreja de Pérgamo foi confrontada “por aquele que tem a espada afiada de dois gumes”. (2.12) Da mesma forma que o anjo fez com balaão. (Nm.22.31-32)
4.1 - COMO COMBATER AS FALSAS DOUTRINAS?
• Analisando o tema sob o contexto bíblico.
• Examinando tudo o que se fala à luz da Palavra. (At.17.11)
CONCLUSÃO:
As falsas doutrinas são uma ameaça a qualquer igreja, prejudicando a saúde espiritual do crente e seu pleno desenvolvimento no corpo de Cristo. Por esta razão devemos nos aprofundar nas Escrituras.
FALSAS DOUTRINAS
Pr. Rubens Bastos
dezembro 07, 2010
Pr. Rubens Bastos
Integer sodales turpis id sapien bibendum, ac tempor quam dignissim. Mauris feugiat lobortis dignissim. Aliquam facilisis, velit sit amet sagittis laoreet, urna risus porta nisi, nec fringilla diam leo quis purus.
Related Articles
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
0 comentários:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.