segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Um grande livramento.

2Sm.23:11-12. E depois dele Samá, filho de Agé, o hararita, quando os filisteus se ajuntaram numa multidão, onde havia um pedaço de terra cheio de lentilhas, e o povo fugira de diante dos filisteus. Este, pois, se pôs no meio daquele pedaço de terra, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o SENHOR efetuou um grande livramento. 

 A Bíblia diz que o jovem Samá plantou um campo de lentilhas; essa plantação consumiu muitos dias de trabalho, esforço e dedicação, numa época sem qualquer tecnologia. O nome de Samá aparece uma única vez na Bíblia, empunhando uma espada e defendendo o que era importante para ele. 

• “Valorize o dia das coisas pequenas”. Zc.4:10 


I - DEFENDA SUA FÉ 

A nossa fé é alvo do diabo, pois uma vez abalada por alguma circunstância desfavorável, abre-se um largo caminho para a entrada da dúvida; e a dúvida é chamada na Bíblia de "dardos inflamados do maligno”. 

 “Os valentes de Davi”. Eram homens cuja sociedade havia renegado, marginalizado; os endividados, os perseguidos e angustiados. Samá era um deles, e fez a diferença em Israel em virtude da firmeza e postura na defesa dos seus ideais. 

 • Muito mais arraigados ao solo que aqueles pés de lentilhas estavam os pés de Samá. 

Samá posicionou-se para defender o que era importante para ele: um simples campo de lentilhas. Isso nos mostra que algumas coisas que para os outros são insignificantes, para nós são de suma valia e, por isso, temos que defendê-las. 
Amado, defenda a sua fé, pois "a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem". (Hb 11.1.) 

Os benefícios advindos da proteção da nossa fé são reais e constantes. Vale a pena lutar e defendê-la. “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. 2 Timóteo 4:7 


II - DEFENDA SUA FAMÍLIA 


• Retire sua fé de um caixão. 

“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tiago 2:26) 

Samá estava sozinho na luta contra os filisteus; não contava com o apoio das pessoas que viviam ao lado dele na aldeia de Lei. Mas decidiu permanecer firme na posição de defesa do seu campo. Por mais desproporcional que fosse a luta, ele estava disposto a morrer por aquilo que julgava importante. 
Lembre-se, amado, de que por causa da atitude de Samá, Deus abençoou toda a nação de Israel. 

“ Desembainha a sua espada 
 Te prepare pra lutar 
 Olha o grande desafio 
 Vão tentar te derrubar 
 Neste grande desafio 
 O inferno armado está 
 Mas com espada de fogo 
 Está o grande Deus Jeová”. Andréa Fontes 

a) Nunca tenha medo dos seus problemas, nem dos seus inimigos.        Mike Murdock “você não pode reclamar daquilo que você permiti”. 

b) Todo problema é simplesmente o inicio de uma grande mudança.           A decisão da ação não é do problema é sua. A nossa atitude em relação ao problema determinará nosso futuro. 


III - DEFENSA SEUS PRINCÍPIOS 


a) Não negocie seus valores. Não faça acordo com aqueles que se dizem inimigos de Deus. Não obstante, não podemos permitir que a moda dite nosso estilo de viver. Nosso compromisso com o padrão moral de Deus tem de prevalecer sobre o padrão do mundo. "Não peço que os tires do mundo; e, sim, que os guardes do mal. Eles não são do mundo como também eu não sou." (Jo 17.15-16.) 
"...caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Lc.11:35 

• O altar é lugar sagrado; aquele que é condescendente em suas convicções e que não zela pelos princípios morais que pautam a vida do cristão, não tem autoridade para ocupá-lo. 


IV - DEFENDA SUA IGREJA 


Jesus tem em tão alta consideração a igreja que pôs sobre ela a missão de divulgar as boas novas do evangelho. Para equipá-la e deixá-la preparada para esse trabalho, Jesus providenciou os meios necessários ao êxito da obra. 

"...Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito." (Ef 5.25-27.) 

 • 2 coisas proféticas para você nesta noite. 

1) Deus usará até mesmo quem nunca vimos para nos defender. 

2) Deus vai retirar a vergonha da derrota de sobre a sua vida. Em lugar de vergonha haverá dupla honra. 

Conclusão: 
Possivelmente o campo de lentilhas de Samá era de pequeno tamanho; Mesmo assim, Samá se dispôs a defendê-lo. Samá entendia que sua pequena vinha era resultado da bondade de Deus. Por isso ele lutou com todas suas forças para defendê-la. Feriu os invasores filisteus e Deus efetuou grande livramento. Extraído do Livro: campo de Lentilhas – Pr. Jorge Linhares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.