quarta-feira, 23 de maio de 2012

A Herança de um espírito profético

2Rs.2.1-15 Sucedeu que, quando o SENHOR estava para elevar a Elias num redemoinho ao céu, Elias partiu de Gilgal com Eliseu. 
E disse Elias a Eliseu: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Betel. Porém Eliseu disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Betel. Então os filhos dos profetas que estavam em Betel saíram ao encontro de Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias lhe disse: Eliseu, fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou a Jericó. Porém ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim foram a Jericó. Então os filhos dos profetas que estavam em Jericó se chegaram a Eliseu, e lhe disseram: Sabes que o SENHOR hoje tomará o teu senhor por sobre a tua cabeça? E ele disse: Também eu bem o sei; calai-vos. E Elias disse: Fica-te aqui, porque o SENHOR me enviou ao Jordão. Mas ele disse: Vive o SENHOR, e vive a tua alma, que não te deixarei. E assim ambos foram juntos. E foram cinqüenta homens dos filhos dos profetas, e pararam defronte deles, de longe: e assim ambos pararam junto ao Jordão. Então Elias tomou a sua capa e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para os dois lados; e passaram ambos em seco. Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim. E disse: Coisa difícil pediste; se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará, porém, se não, não se fará. E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Também levantou a capa de Elias, que dele caíra; e, voltando-se, parou à margem do Jordão. E tomou a capa de Elias, que dele caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR Deus de Elias? Quando feriu as águas elas se dividiram de um ao outro lado; e Eliseu passou. Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra. 

I - Aproveite o momento. 

V.2,4,6 - Elias não queria que Eliseu o abandona-se, e sim, que valida-se sua devoção. O ministério de Eliseu começa onde termina o de Elias. 
Elias precisava ser tirado de Eliseu para que, este pude-se então desenvolver seu ministério. A grande problemática da igreja hoje no cerne cristão é uma fé que não é recapitulada. 
A viagem de Gilgal a Betel, de Betel a Jericó e de Jericó ao Jordão fora uma jornada de um flashback espiritual. Elias precisava mostrar para Eliseu a história dos feitos de Deus. 
2 Rs.2:14 Onde está o SENHOR Deus de Elias? 
Hb.13:8 Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente. 

II- Preparação para o futuro. 

Não existe ministério sem discipulado. Apreenda, leia, ouça, assista e se identifique. “O passado não é uma ancora para nos apoiarmos, Mas um leme a nos levar adiante”. 

2.1 GILGAL, lugar de realização. Fim da vergonha. 
Js 5:9 "Hoje revolvi de sobre vós o opróbrio do Egito; pelo que se chama aquele lugar: Gilgal, até o dia de hoje".

Do Jordão à Gilgal, tiramos lições maravilhosas: 
a) Aprendemos que, para algo novo começar, precisamos enfrentar os declínios, as lutas, as incompreensões, a sensação de estarmos sós. 
b) Descobrimos que o Jordão desta vida precisa ser encarado com coragem e fé, pois Deus haverá de nos levar à conquista da Terra Prometida. 
c) A concretização da promessa de Deus levou o povo a erigir um altar, houve circuncisão e a celebração da Páscoa. 
d) Gilgal se tornaria, no futuro, um dos lugares históricos, onde Samuel julgou Israel, onde Saul foi proclamado rei e onde Davi foi restaurado, após a rebelião de Absalão. 

2.2 BETEL (Casa de Deus) o primeiro local onde o patriarca Abraão levantou um altar. 
Gn. 28:16 Na verdade o SENHOR está neste lugar; e eu não o sabia. 

2.3 JERICÓ, lembra a vitoria da fé, a tragédia do pecado e a majestade do SENHOR que merece toda glória. 

2.4 JORDÃO, divisor de águas. Todo incrédulo pereceu no deserto, somente o remanescente herdou a promessa. 

III – Avalie-se (recapitule) 

Estes 04 lugares eram importantes para Israel. Precisamos da história, para aprendermos com nossos passados, mudarmos o presente e termos uma expectativa de um futuro melhor. 
• De que adiante sermos livres sem tomarmos posse das promessas.

• Os discípulos do profeta foram espectadores do milagre, mas Eliseu foi o herdeiro do ministério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.